O bairro nobre localizado na zona sul de São Paulo às margens do Rio Pinheiros é um verdadeiro refúgio dentro da própria cidade.
A beleza de suas ruas e praças, o clima tranquilo e a proximidade com grandes polos empresariais, faz da Cidade Jardim uma das áreas mais valorizadas da capital paulista.
História
O bairro foi um dos tantos que surgiu graças ao loteamento da Fazenda Morumbi.
As terras que hoje correspondem a Cidade Jardim pertenceram ao bandeirante Alfonso Sardinha e depois foi vendida para empresas que já tinham interesse em loteamentos para as classes sociais mais altas.
A construção do Jockey Clube de São Paulo em 1941 foi essencial para o crescimento do bairro, tornando-o muito famoso graças ao estabelecimento.
A região foi planejada seguindo o estilo de “Garden City” desenvolvida pelo urbanista inglês Ebenezer Howard. O projeto tinha como missão permitir que a população vivesse em equilíbrio com a natureza mesmo dentro das cidades grandes.
No Brasil, essa ideia urbanística foi implementada pela Companhia City e deu origem a tradicionais bairros de classe alta da cidade, como o Jardim Guedala e o Jardim Leonor, bairros que também estão próximos a Cidade Jardim.
Atualmente, a região é considerada uma Zona Exclusivamente Residencial. Entretanto, ainda é possível encontrar comércios e serviços espalhados pelo bairro e, principalmente, ao entorno do mesmo.
Mobilidade
O bairro tem proximidade com duas estações da linha 9-Esmeralda da CPTM, Cidade Jardim e Vila Olímpia.
Já os pontos de ônibus estão localizados nos limites dos distritos, na Avenida dos Tajurás, Rua Engenheiros Oscar Americano e Avenida Magalhães de Castro.
Por estar a margem do Rio Pinheiros, uma parte da Marginal Pinheiros está rente ao bairro.
Lazer
Por ser um bairro-jardim, o Cidade Jardim está repleto de praças e parques, além das ruas bem arborizadas. São mais de 20 praças espalhadas pela região!
1. Jockey Clube de São Paulo
O Jockey Club oferece uma extensa área verde, com conforto e segurança, além dos serviços de restaurante e aluguel de espaço para realização de eventos.
Aos associados ao clube também fica disponível as piscinas climatizadas, os campos de futebol e as quadras de tênis. Para as crianças, tem o espaço de playground e o serviço de passeio a cavalo.
O Jockey também é famoso por abrigar o Hipódromo de Cidade Jardim, onde ocorre as mais importantes corridas de cavalos do Brasil. O local possui quatro pistas de volta fechada, duas destinadas para os treinos e outras duas para as corridas oficiais, sendo uma de areia e outra de grama.
2. Shopping Cidade Jardim
O centro comercial de altíssimo padrão conta com mais de 180 lojas em seus 78 mil m².
Grifes mundialmente conhecidas como Louis Vuitton, Gucci, Dior, Prada, Tiffany & Co., Giorgio Armani, Jimmy Choo, Rolex e Montblanc, são apenas alguns dos nomes que decidiram estabelecer suas lojas no Shopping Cidade Jardim.
O estabelecimento ainda conta com salas VIP de cinema, o maior SPA da cidade e a academia Reebok Sports Club.
3. Parque Alfredo Volpi
Inaugurado em 1970, este parque foi criado com o intuito de torna-lo uma área de preservação ambiental. O nome foi dado em homenagem ao Alfredo Volpi, considerado um dos maiores pintores da história.
O local conta com cerca de 140 mil m², aproximadamente 107 espécies de fauna, sendo a maioria aves e a flora remanescente da Mata Atlântica.
O parque possui pistas de caminhada, trilha em mata fechada, três lagos, praças de piquenique, além de aparelhos de ginástica e playground para as crianças. Também é oferecido um passeio guiado com monitoria de educação ambiental.
Mercado Imobiliário
Cidade Jardim é considerada zona de valor A, segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP).
Por ser uma área residencial e de alto padrão, o bairro é conhecido por seus edifícios residenciais de luxo. Já em seu entorno estão instaladas empresas multinacionais e diversas atividades comerciais.
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail