A estratégia de comunicação deve posicionar os produtos para o público como símbolos de exclusividade, sofisticação e prestígio.
O mercado global de bens de luxo registrou uma queda de 2% no último ano, em comparação com o recorde histórico de US$ 387 bilhões (R$ 2,24 trilhões) alcançado em 2023.
De acordo com estudo da Bain-Altagamma, em 2024, o valor total transacionado pelo setor foi de US$ 381 bilhões (R$ 2,21 trilhões).
O cenário atual revela um contraste entre a desaceleração dos mercados internacionais e a expansão do setor no Brasil.
Com um crescimento médio de 18% ao ano, o mercado de luxo brasileiro movimentou R$ 74 bilhões em 2022, com a expectativa de atingir R$ 130 bilhões até 2030, conforme dados da Brain & Company.
Neste contexto, o interesse por imóveis de alto padrão no Brasil também experimentou uma evolução significativa.
O crescimento chegou a 15% nos últimos dois anos, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, enquanto plataformas digitais de vendas se popularizaram, permitindo acesso a novos públicos.
Com a ascensão das redes sociais, o luxo se capilarizou e se transformou em um estilo de vida. Por consequência, ampliou a visibilidade desse lifestyle e das marcas, atingindo um público antes distante desse universo.
Os influenciadores têm papel fundamental nessa dinâmica de exibição de produtos de luxo para milhares de seguidores, o que estimula o desejo de consumo.
O funcionamento do mercado de luxo se diferencia da venda e do consumo de massa, pois enquanto a maioria tenta vender produtos em geral, o consumidor de luxo precisa ter o desejo de consumir, o que nem sempre está associado à necessidade.
Esse tipo de público exige que o produto tenha uma identidade, autenticidade e qualidade total.
O mercado de imóveis de luxo também evoluiu com as mídias sociais. O alto nível de desenvolvimento dos produtos e campanhas de lançamentos imobiliários tornam as propriedades objetos de desejo.
Os vídeos e as produções cada vez mais elaboradas conseguem destacar o lifestyle de casas, apartamentos e condomínios dos sonhos.
Diante deste cenário, a estratégia de comunicação visa a criar uma conexão emocional entre a marca e o consumidor. O objetivo é posicionar os produtos ou serviços como símbolos de exclusividade, sofisticação e prestígio.
É necessário criar uma experiência sensorial única para o cliente. O marketing de luxo foca em um público mais exigente, disposto a pagar mais por algo que ofereça requinte, diferenciação e patrimônio.
Fonte: metropoles.com
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