Hoje falaremos sobre os tipos de garantia locatícia mais comuns e as vantagens e desvantagens, que cada uma pode oferecer.
As garantias locatícias são usadas em contratos de aluguel de imóveis com o intuito de dar uma segurança a locadores e locatários.
E é de extrema importância que você que vai alugar, e os administradores de imobiliárias, saibam quais os tipos de garantia disponíveis e conheçam muito bem os seus principais benefícios, para firmar contratos em conformidade com a lei.
Fiador
É uma das garantias locatícias mais usadas atualmente. Trata-se de uma terceira pessoa física, que irá se responsabilizar pelo valor do aluguel, caso haja inadimplência por parte do inquilino. Ela garantirá que o inquilino pague possíveis dividas referente a locação, evitando que a imobiliária ou locador, não se prejudique.
Vantagens: Não necessita de adiantamento nem custos adicionais. Apenas uma terceira pessoa que garantirá o pagamento em caso de emergência.
Desvantagens: Além de não ser tão fácil encontrar alguém disposto a ser o fiador, é um processo mais demorado. Necessita de vários documentos para comprovação, e de alguns requisitos como; o fiador precisa ter uma renda compatível com o valor do aluguel do imóvel, e que o fiador seja do mesmo estado que o inquilino.
Caução
A caução é um depósito antecipado — e geralmente é solicitado o valor de 3 meses do aluguel antecipadamente. É usado para cobrir possíveis danos ao imóvel e também, como garantia caso não haja falta de pagamento no mês.
Vantagens: É uma opção mais rápida e menos burocrática e não é preciso ter custos com contratação de seguros ou encontrar um fiador.
Desvantagens: É um valor bem alto para dar de uma só vez. Exige bastante planejamento e um orçamento reserva para possíveis emergências.
Seguro fiança
Uma das garantias que mais cresce no Brasil, o seguro fiança é mais uma forma de garantir a segurança do locador. Sendo assim, a seguradora se responsabiliza em cobrir possíveis danos pela parte do inquilino, incluindo atraso do aluguel.
Vantagens: Sendo uma das formas mais seguras atualmente, ela pode ser parcelada no cartão em até 24x. Algumas seguradoras podem disponibilizar alguns serviços adicionais como, serviço de manutenção geral. E em alguns casos, o seguro fiança cobre também atrasos no valor do condomínio e IPTU.
Desvantagens: Não há reembolso do valor ao final do contrato e na maioria das vezes o inquilino precisa estar com o nome em dia e renda compatível com o imóvel, para realizar contratação.
Gostou das dicas? Nos conte lá no Instagram! @paulorobertoleardi
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail