Ao que tudo indica, os próximos dias prometem ser desafiadores, especialmente para famílias com grávidas e crianças. Para garantir que sua casa continue fresquinha durante essa onda de calor, algumas mudanças simples podem ajudar.
Nesta quarta-feira (12), começou uma onda de calor que deve durar pelo menos até o próximo dia 21 de fevereiro. Várias regiões do Brasil estão sob alerta vermelho devido ao aumento da temperatura. A expectativa é de que a sensação térmica chegue até 70°C em algumas capitais.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), "as temperaturas máximas estão elevadas em grande parte do país". As regiões Sul e Sudeste devem ser as mais impactadas, mas Nordeste e Centro-Oeste também podem sentir aumento na temperatura e sensação térmica.
Ao que tudo indica, os próximos dias prometem ser desafiadores, especialmente para famílias com grávidas e crianças. Para garantir que sua casa continue fresquinha durante essa onda de calor, algumas dicas podem ajudar.
"O segredo está em combinar estratégias simples, mas eficientes, que valorizem a ventilação, os materiais naturais e a sustentabilidade", explicou a arquiteta Gabriela Campolina, em entrevista à CRESCER.
Confira abaixo algumas dicas práticas para reduzir a sensação térmica dentro de casa e proporcionar um clima mais agradável para toda a família — tudo isso sem ficar refém só do ventilador ou do ar-condicionado.
1. Aposte em ventilação cruzada
Uma maneira simples de refrescar os ambientes é garantir que o ar circule bem. Abra janelas e portas em lados opostos da casa para criar um fluxo de ar natural. O melhor horário para fazer isso é pela manhã, quando as temperaturas ainda estão mais amenas, ajudando a reduzir a sensação de calor.
2. Reorganize os móveis para otimizar a ventilação
Evite bloquear as correntes de ar com móveis. Posicionar os sofás e mesas de forma estratégica pode fazer uma grande diferença. Além disso, evite encostar móveis nas paredes externas, que podem esquentar mais com o sol, ajudando a manter o ambiente mais fresco para as crianças brincarem.
3. Use cortinas ou persianas que bloqueiem o calor
As cortinas térmicas ajudam a impedir a entrada do calor do sol e a manter a temperatura mais amena dentro de casa. Se preferir algo mais natural, persianas de bambu também são uma excelente escolha, além de contribuir para uma decoração mais leve e aconchegante.
4. Escolha tapetes frescos
Para evitar o calor no chão, especialmente se as crianças gostam de brincar no piso, aposte em tapetes de materiais como algodão ou bambu. Eles são refrescantes, fáceis de manter e ajudam a criar um ambiente mais confortável durante os dias quentes.
5. Prefira tecidos naturais para o dia a dia
Roupas de cama, almofadas e cortinas feitas de tecidos como algodão e linho podem ser um alívio durante a onda de calor. Esses materiais permitem que o ar circule melhor e não retêm o calor, tornando o ambiente mais fresco e confortável para toda a família.
6. Troque as lâmpadas convencionais por LED
As lâmpadas incandescentes aquecem o ambiente, enquanto as lâmpadas LED, além de economizarem energia, não geram calor. Fazer essa troca é uma maneira simples de tornar a casa mais agradável, especialmente em dias de altas temperaturas, mantendo o clima mais fresco para as crianças brincarem dentro de casa.
Fonte: revistacrescer.globo.com
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail