Blog da Leardi

6 dicas simples para melhorar a sensação térmica dentro de casa durante a onda de calor

  • 28/02/2025

Ao que tudo indica, os próximos dias prometem ser desafiadores, especialmente para famílias com grávidas e crianças. Para garantir que sua casa continue fresquinha durante essa onda de calor, algumas mudanças simples podem ajudar.

Nesta quarta-feira (12), começou uma onda de calor que deve durar pelo menos até o próximo dia 21 de fevereiro. Várias regiões do Brasil estão sob alerta vermelho devido ao aumento da temperatura. A expectativa é de que a sensação térmica chegue até 70°C em algumas capitais.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), "as temperaturas máximas estão elevadas em grande parte do país". As regiões Sul e Sudeste devem ser as mais impactadas, mas Nordeste e Centro-Oeste também podem sentir aumento na temperatura e sensação térmica.

Ao que tudo indica, os próximos dias prometem ser desafiadores, especialmente para famílias com grávidas e crianças. Para garantir que sua casa continue fresquinha durante essa onda de calor, algumas dicas podem ajudar.

"O segredo está em combinar estratégias simples, mas eficientes, que valorizem a ventilação, os materiais naturais e a sustentabilidade", explicou a arquiteta Gabriela Campolina, em entrevista à CRESCER.

Confira abaixo algumas dicas práticas para reduzir a sensação térmica dentro de casa e proporcionar um clima mais agradável para toda a família — tudo isso sem ficar refém só do ventilador ou do ar-condicionado.

1. Aposte em ventilação cruzada
  Uma maneira simples de refrescar os ambientes é garantir que o ar circule bem. Abra janelas e portas em lados opostos da casa para criar um fluxo de ar natural. O melhor horário para fazer isso é pela manhã, quando as temperaturas ainda estão mais amenas, ajudando a reduzir a sensação de calor.

2. Reorganize os móveis para otimizar a ventilação
  Evite bloquear as correntes de ar com móveis. Posicionar os sofás e mesas de forma estratégica pode fazer uma grande diferença. Além disso, evite encostar móveis nas paredes externas, que podem esquentar mais com o sol, ajudando a manter o ambiente mais fresco para as crianças brincarem.

3. Use cortinas ou persianas que bloqueiem o calor
  As cortinas térmicas ajudam a impedir a entrada do calor do sol e a manter a temperatura mais amena dentro de casa. Se preferir algo mais natural, persianas de bambu também são uma excelente escolha, além de contribuir para uma decoração mais leve e aconchegante.

4. Escolha tapetes frescos
 Para evitar o calor no chão, especialmente se as crianças gostam de brincar no piso, aposte em tapetes de materiais como algodão ou bambu. Eles são refrescantes, fáceis de manter e ajudam a criar um ambiente mais confortável durante os dias quentes.

5. Prefira tecidos naturais para o dia a dia
 Roupas de cama, almofadas e cortinas feitas de tecidos como algodão e linho podem ser um alívio durante a onda de calor. Esses materiais permitem que o ar circule melhor e não retêm o calor, tornando o ambiente mais fresco e confortável para toda a família.

6. Troque as lâmpadas convencionais por LED
 As lâmpadas incandescentes aquecem o ambiente, enquanto as lâmpadas LED, além de economizarem energia, não geram calor. Fazer essa troca é uma maneira simples de tornar a casa mais agradável, especialmente em dias de altas temperaturas, mantendo o clima mais fresco para as crianças brincarem dentro de casa.


Fonte: revistacrescer.globo.com



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail